Seminário do Fórum Estadual dos Servidores define pauta unificada reivindicações da categoria

O Fórum Estadual dos Servidores realizou no dia 11/03 o seminário de articulação da luta unificada. O evento marca o início da Campanha Salarial Unificada que envolve pontos de reivindicações comuns do serviço público estadual. Entre os pontos discutidos estiveram a defesa da previdência dos servidores, a avalição do primeiro ano do Governo Robinson Faria e a construção da pauta unificada dos servidores estaduais. Estiveram entre os presentes ao evento os representantes do SINSP/RN (administração direta), Sindsaúde/RN (trabalhadores em saúde), SINPOL/RN (policiais civis), SINAI/RN (administração indireta), Sindfern (auditores fiscais).

Previdência
O primeiro tema de discussão foi o ataque do Governo Robinson Faria a Previdência Estadual. Para discutir a questão foram convidados o Presidente do Conselho da Previdência Estadual, Manuel de Lima Duarte (Manu) e do assessor jurídico do Ipern, Nereu Linhares.

Foi consenso entre os participantes desenvolver ações conjuntas para barrar as ações do Governo do Estado que prejudicam os direitos conquistados. A Previdência Complementar e a tentativa de impor o calote de R$ 650 milhões aos cofres do IPERN podem impor perdas nos direitos e conquistas para a categoria. Ações judiciais e mobilização unificada dos servidores estão sendo articulados para fazer frente ao processo de desmonte da previdência estadual.

Será preciso implementar um modelo mais transparente e fiscalizador na concessão das aposentadorias. Falta gestão e sobra descaso no atual sistema previdenciário estadual.

Análise
Em outra colaboração ao debate foi apresentado pelo representante do ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Sócioeconômicos) uma análise sobre a destinação dos recursos públicos. O que se verifica é que boa parte das receitas estão canalizadas para pagar dívidas contraídas junto a bancos.

O estudo mostra que existem recursos para pagar os salários e atender as demandas dos servidores, o que falta é a vontade política. O comprometimento dos recursos estaduais com contratos milionários, como o que financia o Arena das Dunas, que prejudica o atendimento a população nas áreas de saúde, educação e segurança.

O Governo do Estado gasta muito e aplica muito mal os investimentos públicos, além do mais não cobra a dívida ativa dos sonegadores.

Luta unificada
O descaso do Governo Robinson com o funcionalismo público com atrasos de salários, saques no fundo previdenciário, falta de condições de trabalho e a indefinição de uma política salarial justa e transparente chega ao limite da sensatez. Com a união de esforços os servidores podem fazer frente aos ataques do Governo Estadual contra o funcionalismo público.

O atual cenário redobra a necessidade das entidades sindicais lutarem pelo atendimento das reivindicações comuns e específicas de cada categoria. Para tanto foi discutido e elaborado a seguinte pauta de reivindicação unificada organizada em três eixos: 

1-      VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR
a)      Revisão salarial e correção anual da inflação;
b)      Calendário de pagamento dentro do mês;
c)       Convocação dos concursados e realização de concurso público;
d)      Garantia do Direito a licença prêmio;
e)      Alteração da Lei do Auxilio Transporte;
f)       Atualização do pagamento dos precatórios;
g)      Criação de uma Lei estadual de combate ao Assédio Moral
h)      Previdência própria para cada poder (Executivo, Judiciário e Legislativo);


2-      VALORIZAÇÃO E GARANTIA DO SERVIÇO PÚBLICO
a)      Defesa da previdência pública e contra a previdência complementar como alternativa ao déficit financeiro;
b)      Contra as Parcerias Público e Privado (PPP);
c)       Reestruturação e manutenção dos Serviços Públicos;
d)      Contra as terceirizações;

3-      MORALIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA 
a)      Rescisão do contrato da OAS e devolução de todo o dinheiro pago;
b)      Devolução e confisco do dinheiro desviado na ALRN;
c)       Eleição direta e gestão democrática nos serviços públicos;
d)      Executar o pagamento da dívida pública do Estado;
e)      Corte dos super salários de servidores ativos e inativos;



O Fórum Estadual dos Servidores está fortalecido para unir forças para conquistar objetivos comuns para as mais diversas categorias do serviço público do RN. Nova reunião está agendada para hoje, dia 21, às 15h, no auditório do Sinpol para fazer uma avaliação do seminário, definir o calendário de luta unificada e a eleição do Conselho da Previdência. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.