Servidores se reúnem com o Deputado George Soares relator da LOA 2017

   Na manhã da última quarta-feira (23) os representantes de diversos sindicatos de servidores públicos do Executivo (SINSP, SINPOL, SINDASP, ADEPOL, SINDIFERN, Ass. dos Policiais Militares), estiveram reunidos com o Deputado Estadual George Soares, relator da Lei Orçamentária do Estado (LOA) para 2017, com o objetivo de abrir o diálogo junto à Assembleia Legislativa sobre o orçamento que será votado em breve. Os sindicatos apresentaram ao deputado a preocupação das entidades com a necessidade de que o orçamento aprovado, possa refletir a realidade financeira do Executivo, com base nas receitas concretizadas em 2016.

    Durante a reunião os sindicatos expuseram o trabalho sério que vem sendo realizado por este grupo de sindicatos, atuando nas mais diversas frentes, buscando dialogar com vários setores, desenvolvendo estudos e pesquisas na busca por soluções concretas que possam trazer  equilíbrio às contas públicas. Os sindicatos ressaltaram que foi através desta força tarefas das entidades que iniciou-se um grande debate sobre as finanças do Estado e sobre a necessidade de união dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas,  visto que apenas o Executivo vem pagando a conta desta crise, e a sociedade potiguar que é a maior vítima desta situação, quando deixa de receber os serviços públicos.
    Uma solicitação das entidades foi a realização de uma audiência pública, para trazer à sociedade o debate sobre a realidade orçamentária do Rio Grande do Norte e o que pode ser feito para minimizar os efeitos desta crise no próximo ano.

    O Deputado George Soares parabenizou a iniciativa dos sindicatos de propor e buscar soluções neste momento difícil. Ele lembrou da importância de estarem todos unidos neste momento, já que a crise não é do Poder Executivo e sim de todo o Rio Grande do Norte. O Deputado Estadual Dison Lisboa participou da reunião e também ressaltou o importante papel dos servidores neste processo e confirmou o seu apoio à causa.


Entenda quando tudo começou

   O problema teve início em agosto de 2013, quando aconteceram os primeiros atrasos nos pagamentos dos servidores públicos estaduais.
    Em dezembro de 2014, o atraso foi regularizado quando o Governo realizou saques no fundo da previdência dos servidores públicos.
    Durante todo o ano de 2015 o Governador Robinson Faria continuou esta prática de fazer retiradas do fundo previdenciário, cerca de R$ 500 milhões para realizar o pagamento da folha dos servidores.

    A partir de 2016 quando não foi mais possível realizar estes saques e com constantes frustrações de receitas, os atrasos no pagamento da folha dos servidores tornou-se constante, chegando ao ápice de 30 dias de atraso, no mês de outubro.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.