Servidores se reúnem com o Deputado George Soares relator da LOA 2017
Na manhã da última quarta-feira
(23) os representantes de diversos sindicatos de servidores públicos do
Executivo (SINSP, SINPOL, SINDASP, ADEPOL, SINDIFERN, Ass. dos Policiais Militares),
estiveram reunidos com o Deputado Estadual George Soares, relator da Lei
Orçamentária do Estado (LOA) para 2017, com o objetivo de abrir o diálogo junto
à Assembleia Legislativa sobre o orçamento que será votado em breve. Os
sindicatos apresentaram ao deputado a preocupação das entidades com a
necessidade de que o orçamento aprovado, possa refletir a realidade financeira
do Executivo, com base nas receitas concretizadas em 2016.
Durante a reunião os sindicatos
expuseram o trabalho sério que vem sendo realizado por este grupo de sindicatos,
atuando nas mais diversas frentes, buscando dialogar com vários setores,
desenvolvendo estudos e pesquisas na busca por soluções concretas que possam
trazer equilíbrio às contas públicas. Os
sindicatos ressaltaram que foi através desta força tarefas das entidades que
iniciou-se um grande debate sobre as finanças do Estado e sobre a necessidade
de união dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal
de Contas, visto que apenas o Executivo
vem pagando a conta desta crise, e a sociedade potiguar que é a maior vítima
desta situação, quando deixa de receber os serviços públicos.
Uma solicitação das entidades foi
a realização de uma audiência pública, para trazer à sociedade o debate sobre a
realidade orçamentária do Rio Grande do Norte e o que pode ser feito para
minimizar os efeitos desta crise no próximo ano.
O Deputado George Soares parabenizou
a iniciativa dos sindicatos de propor e buscar soluções neste momento difícil.
Ele lembrou da importância de estarem todos unidos neste momento, já que a
crise não é do Poder Executivo e sim de todo o Rio Grande do Norte. O Deputado
Estadual Dison Lisboa participou da reunião e também ressaltou o importante papel dos servidores neste processo e confirmou o seu apoio à
causa.
Entenda quando tudo começou
O problema teve início em agosto
de 2013, quando aconteceram os primeiros atrasos nos pagamentos dos servidores
públicos estaduais.
Em dezembro de 2014, o atraso foi
regularizado quando o Governo realizou saques no fundo da previdência dos
servidores públicos.
Durante todo o ano de 2015 o
Governador Robinson Faria continuou esta prática de fazer retiradas do fundo
previdenciário, cerca de R$ 500 milhões para realizar o pagamento da folha dos
servidores.
A partir de 2016 quando não foi
mais possível realizar estes saques e com constantes frustrações de receitas, os
atrasos no pagamento da folha dos servidores tornou-se constante, chegando ao
ápice de 30 dias de atraso, no mês de outubro.


Nenhum comentário: