SINSP integra comissão estadual de gestão democrática
Desde 2015 o
SINSP vinha solicitando a inserção de uma representação dos servidores na
comissão. Esta diretoria acredita na importância do fortalecimento da gestão
democrática das escolas, com processos eleitorais cada vez mais transparentes e
participativos. Para isso é preciso fortalecer e consolidar a comissão estadual
de gestão democrática.
Os servidores lotados na
Secretaria Estadual de Educação possuem voto podem candidatar-se, nada mais
justo que haja uma representação da categoria na comissão. Solicitação atendida
através da Lei Complementar nº 585, sancionada em 30 de dezembro de 2016 e
publicada no diário oficial do Estado, em 31 de dezembro de 2016. A lei
proposta pelo Executivo é resultado de estudos da Comissão Estadual Central de
Gestão Democrática e discussões realizadas nos 16 fóruns regionais e no fórum estadual.
A lei também traz alterações no
processo de eleição dos gestores das escolas, Diretores e vice-diretores terão
mandatos de três anos, ao invés de dois. O fim da obrigatoriedade de dois anos
trabalhados na escola, para concorrer ao cargo. A partir da próxima eleição, o
candidato precisará ter um ano trabalhado na escola onde concorrerá ao cargo de
gestor. A Lei fortalece a democracia nas
escolas e a autonomia dos processos da gestão do sistema estadual.
A direção do
SINSP destaque o empenho da atual gestão da SEEC, que compreendeu a importância
da solicitação do SINSP em garantir uma representação dos trabalhadores na
comissão estadual de gestão democrática. Em nome de todos servidores da
administração direta agradecemos a Mônica Maria Guimarães (Sec. Adjunta),
Rosangela Maria de Oliveira Silva (Coord. do CORE) e Claudia Santa Rosa
(Secretária Estadual de Educação).

Nenhum comentário: