SINSP/RN adere ao Outubro Rosa
O movimento comemorado em todo o Mundo tem como finalidade envolver entidades, população e empresas para debater sobre o câncer de mama. Em outubro de 1983, quando uma corrida de cinco quilômetros pelas ruas de Dallas (EUA) atraiu 800 pessoas para arrecadar fundos e chamar atenção para o câncer de mama, a promessa de levar mais mulheres a conhecer e combater a doença foi de Nancy Brinker, que havia visto, três anos antes, a irmã Susan morrer aos 36 anos.
Desde então a Fundação Susan G. Komen For the Cure tem inspirado a mobilização em diversos países. Acessórios e laços cor de rosa viraram símbolo da campanha.
Hoje o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no Mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%, informa o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes Da Silva, Inca.
Nenhum comentário: