SINSP convoca toda a categoria para ato na Assembleia Legislativa

Amanhã, a partir das 9h da manhã, estaremos todos na Assembleia Legislativa para pressionar os deputados sobre a necessidade de votar o orçamento para 2017, dentro das solicitações feitas pelos sindicatos.
 Na última terça-feira (13), o SINSP e demais sindicatos que representam os servidores do poder Executivo, estiveram visitando os gabinetes dos deputados na Assembleia Legislativa, conversando com os deputados sobre a necessidade de aprovar o orçamento para o próximo ano, dentro da realidade financeira do Estado. Na ocasião, os deputados receberam um documento elaborado pelas entidades sindicais que mostra o posicionamento dos sindicatos diante da atual dificuldade financeira do poder executivo em cumprir com a folha de pagamento. O documento ressalta quatro pontos principais para o orçamento:
1. A estimativa de receitas para o exercício de 2017 deve ser estabelecida sob reais para evitar que as despesas sejam fixadas sem o suporte financeiro necessário. 
2.  É preciso estabelecer um novo pacto de repartição de recursos entre os Poderes e órgãos com autonomia financeira, com meta de comprometimento em relação a ROLT mais próxima aos patamares da média nacional. Hoje o RN aparece como o 4º maior orçamento do Brasil, com índice de 25,08 % das Receitas Ordinárias Líquidas do Tesouro (ROLT), enquanto a média nacional é de 18,12 %.
3. As despesas com pessoal devem ser rigorosamente fixadas sobre bases reais, observando a execução do ano de 2016. De acordo com informações prestadas pela Seplan, nos últimos anos, houve excesso de fixação de despesas com pessoal pelos Poderes e órgãos com autonomia financeira, que geraram repasses obrigatório de duodécimos, sem sofrer contingenciamentos.
4. As entidades entendem que o RN deve adotar imediatamente os procedimentos administrativos praticados pela União e por 24 Estados da federação, sobre as sobras orçamentárias; que é determinar a devolução das sobras financeiras ao tesouro estadual, pois os recursos pertencem a todos os poderes e órgãos com autonomia financeira, ou, alternativamente, tratá-las como recursos diferidos que resultarão no suporte ao orçamento do exercício seguinte, na forma de desconto nos duodécimos.  
Todos os deputados que receberam o documento demonstraram apoio, e concordaram sobre a necessidade de aprovar um orçamento real, condizente com a realidade financeira do Executivo, no objetivo de devolver o equilíbrio às finanças do Estado e tirar o servidor público desta situação de instabilidade.
O SINSP ressalta que todo o trabalho que tem sido desenvolvido, só apresentará resultado se os servidores se unirem aos sindicatos nesta luta e ocuparem as galerias da assembleia para pressionar que os deputados votem o orçamento, atendendo aos pleitos dos servidores. Este é um momento crucial de luta, o que está em jogo é o pagamento dos nossos salários no próximo ano! Precisamos de todos nesta luta! Juntos alcançaremos a vitória!
Amanhã às 9h na Assembleia Legislativa! Contamos com vocês!   





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.